top of page

Projetos de Extensão

2017 - REENCANTANDO A BOTÂNICA

 A formação continuada de professores do Ensino Fundamental na área de Botânica é de grande importância, tanto para os docentes das Universidades quanto para os professores da rede pública, que podem receber treinamento técnico-científico atualizado. O ensino de Botânica, assim como ocorre em geral no Ensino Fundamental, é estruturado com aulas teóricas seguidas de aulas práticas. Esta proposta trata de uma ação de extensão para a atualização de 90 professores do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS), que são concursados e responsáveis por laboratórios de Ciências nas escolas onde atuam. Aqui o LPRF/UFMS desenvolveu a atividade “Fauna antófila: polinização e pilhagem” na qual o professor foi qualificado para fazer seu aluno entender a diferença entre polinizador (polinização) e pilhador (pilhagem ou roubo) e a importância das angiospermas para ambos os grupos de visitantes florais (fauna antófila).

 

2015 – atual - VALORIZAÇÃO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS DO PANTANAL E CERRADO

 Este projeto dá continuidade às atividades do programa “Valorização da produção de alimentos de origem vegetal para o desenvolvimento de três comunidades do Pantanal e Cerrado” coordenado pela UFMS, em parceria com as ONGs ECOA e CEPPEC, desde 2006, e desenvolvidas em comunidades rurais localizadas no Mato Grosso do Sul. As atividades estão relacionadas à melhoria de qualidade de vida dos moradores, aumento de renda, conservação da vegetação nativa do Cerrado e Pantanal e boas práticas de manipulação de alimentos. Neste projeto o LPRF desenvolveu/desenvolve as seguintes ações:

  1. Protocolo fenológico para as matrizes do Assentamento Andalucia utilizadas na coleta de sementes de cumbaru (Dipteryx alata Vog.) – objetivou elaborar (com a participação dos moradores) e testar o protocolo fenológico para as matrizes do Assentamento utilizadas na coleta de sementes de cumbaru com fins comerciais a fim de: (i) aumentar a produção sementes de cumbaru e da renda dos moradores do Assentamento e (ii) subsidiar manejo e conservação da espécie;

  2. Metodologia científica no ensino fundamental rural: o caso cumbaru – corresponde a desdobrando da primeira ação e objetiva despertar nos jovens da escola do Assentamento (Noé Nogueira Pólo) interesse pela pesquisa com plantas nativas do Cerrado e que são utilizadas nos Assentamentos onde vivem, bem como que os mesmos passem a valorizar tais recursos nativos. Acreditamos que este projeto possa também contribuir, a médio e longo prazo, com a fixação do jovem no campo pelo envolvimento que terá com a biodiversidade local. Em conversa com líderes dos Assentamentos verificamos que há grande evasão dos jovens, que vão para a “cidade grande” em busca de oportunidades que não encontram na zona rural, em parte por que desconhecem o enorme potencial de onde vivem.

 

2007 - Meu jeito de estudar a vida: exposição de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão – Biologia/UFMS

 Correspondeu a exposição de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão pela Biologia/UFMS e teve com objetivos: (i) divulgar os projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos pelo corpo docente e discente do curso de Ciências Biológicas da UFMS (Campo Grande) e (ii) ampliar o conhecimento de alunos do ensino médio da rede pública e particular de Campo Grande - MS sobre as áreas de atuação do Biólogo. O procedimento utilizado foi a abertura dos laboratórios do curso de Ciências Biológicas da UFMS (Campo Grande) envolvidos em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Professores e estudantes dos cursos de graduação (Ciências Biológicas) e pós-graduação (Biologia Vegetal/ Mestrado e Ecologia/Mestrado e Doutorado) apresentaram aos visitantes os equipamentos utilizados e os resultados dos projetos desenvolvidos. Além da visita aos laboratórios os alunos visitaram a casa de vegetação da UFMS e seção de painéis com trabalhos divulgados em eventos científicos. Os visitantes forma orientados a relacionar os objetivos dos projetos desenvolvidos com a necessidade de uso sustentável e conservação dos recursos naturais e o reflexo disso para a manutenção do equilíbrio ecológico.

​

bottom of page